terça-feira, 25 de junho de 2013

Mochilada Submersa

De vez em quando postamos alguns destinos interessantes para mochileiros do mundo todo neste blog. Hoje vamos conhecer um lugar de arrepiar, bastante inusitado.
 
 
O Cenote Angelita é um dos lugares mais mágicos da Terra. Uma parada turística perfeita para o mochileiro que quer visitar o que há de mais incomum e incrível no mundo.
 
Para aproveitar ao máximo, tem que saber mergulhar. Por que?
 
Por que o Cenote Angelita é um rio. Mas não um rio qualquer. É um rio submerso!
 
 
Já ouviu falar? Por mais incrível que pareça, sim, existem rios e lagos submersos. Isso acontece quando há um manancial de água doce/salgada num grande corpo de água com a salinidade oposta. Acontece muito nos oceanos, às vezes em lagos. No caso do Angelita, isso acontece em uma grande represa. Ou poço.
 
O Cenote Angelita é um rio submerso, secreto e salgado, correndo no fundo de um poço de água doce. Ele está na Península de Yucatán, no México.
 
Os mergulhos monitorados ao Angelita atraem bastantes turistas. A água límpida acima, calma e silenciosa, faz um clima de arrepiar. Isso porque há árvores caídas lá em baixo, e uma folhagem bonita, criando as marges do rio submerso, tornando a paisagem fantasmagórica. De outro mundo mesmo. Dúvida? dá uma olhada nessas fotos e no vídeo mais ao final da postagem. Dá até pra mergulhar na água dentro da água. A sensação é como passar por um portal e visitar outra realidade.