sábado, 17 de novembro de 2012

Dia Internacional do Estudante


Dia 17 de novembro se comemora o Dia Internacional do Estudante. Mas você sabe a origem desta data?
 
Em 1839 a antiga Tchecoslováquia havia sido ocupada pelos nazistas. A população, incluindo um grande número de estudantes, se mobilizou contra a ocupação, tomando as ruas de Praga. Duas pessoas perderam a vida, dentre eles um estudante de medicina, o que causou ainda mais revolta tanto de seus colegas quanto da população em geral. Durante o enterro do jovem, seus colegas iniciaram outra manifestação, desta vez acompanhados também por estudantes de toda a região.. Entretanto, a resposta nazista foi bastante agressiva e entre 16 e 17 de novembro muitos estudantes ficaram feridos e 9 foram sumariamente executados. Além disso, mais de mil estudntes foram levados a campos de concentração, de onde jamais sairam.
 
Desde então, o 17 de novembro é lembrado como um dia de repúdio ao fascismo e apoio aos ideais de liberdade, democracia e justiça. O Dia foi instituído há 70 anos pelo Conselho Mundial de Estudantes, em Londres.
 
Com frequência é o estudante quem se movimenta contra a injustiça e promove causas que beneficiam a sociaedade como um todo.
 
E você, também tem uma causa? ;-)

0 comentários: