quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher



Parabéns, mulheres, nessa data tão especial e importante. E é muito, muito importante que todas saibam o profundo significado desse dia. Você sabe?

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher tem sua origem nas manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e de trabalho. Aquelas manifestações foram tão importantes, que marcaram o início da Revolução Russa de 1917.

Muitas manifestações femininas se seguiram pelo século, e a opressão devolvida a essas heróicas feministas foi brutal. Muito tempo se passou para que as mulheres conquistassem o direito de salários iguais aos dos homens, direito ao voto, direito ao divórcio, direito de freqüentar uma faculdade.

Gostaríamos de poder comemorar, hoje, nesse Dia da Mulher, o sucesso completo de todas essas demandas, mas não é possível. As mulheres ainda ganham menos que os homens nas mesmas funções nos empregos. As mulheres ocupam uma fração mínima dos cargos políticos e nos cargos importantes das grandes empresas. Cerca de 20 mulheres são agredidas a cada 5 minutos no Brasil. A objetificação da mulher está tão entranhada na nossa sociedade e na nossa mídia, que até mesmo mulheres oprimidas têm dificuldades de enxergar e admitir isso, propagando também o machismo.

O maior triunfo do machismo, que mata centenas de mulheres brasileiras por mês, é fazer com que acreditemos que é um exagero feminista. Feminismo não é o oposto do machismo. Um é a luta pela igualdade de direitos, o outro é a realidade dominante em que vivemos, onde os homens dominam e oprimem as mulheres. Tem sido assim por milhares de anos.

Mas não mais. Há mais de um século, heróicas mulheres lutaram e morreram para nos garantir os direitos ainda insuficientes que temos hoje. Nenhuma revolução foi tão marcante e balançou tanto o planeta quanto a revolução feminina no século XX. Mas há muito mais por fazer. Mulheres,unam-se!

Neste dia, lembrem-se da luta pela dignidade feminina e lembrem-se de que ela ainda não terminou. Lembrem-se do real significado do Dia Internacional da Mulher. Não é uma data para homenagear a feminilidade, esse conceito tão subjetivo que o machismo quer definir como fraqueza. É uma data para lembrar as lutas do passado, as conquistas até agora, e ter consciência das conquistas futuras. Não é o momento de retroceder. E nós retrocedemos quando nos esquecemos. Quando não sabemos. Quando aceitamos que pervertam essa data num dia de ganhar flores somente, enquanto nos negam nossos direitos com uma sorridente delicadeza.

Feliz dia Internacional da Mulher.

0 comentários: