terça-feira, 15 de novembro de 2011

Skate: prazer e disciplina


Durante as férias, ou mesmo naquele fim de semana em que a galera furou o compromisso, a curiosidade te vence e você experimenta deslizar em cima de um skate pela primeira vez. Muitos começaram assim, pegando skate emprestado de um amigo, e o que era uma curiosidade sem compromisso, se torna um hobby, depois um esporte praticado com freqüência — com disciplina e tombos. Alguns vão além e se tornam skatistas profissionais, atletas tão ativos quanto atletas de qualquer outro esporte.

Sim, o skate já é o segundo instrumento esportivo preferido no pé do brasileiro. Na frente, só a bola de futebol. Quando surgiu por aqui, tardiamente, foi tratado como um hobby menor. Mas o prazer que proporciona, as manobras difíceis e belas e o rigor físico exigido minaram o preconceito, e hoje o Brasil conta com eventos profissionais, atletas patrocinados e muitos, muitos praticantes. E, como no futebol, exportamos atletas skatistas que fazem muito sucesso aqui e lá fora, como o mundialmente famoso Bob Burnquist (que revolucionou o esporte com um novo jeito de andar, trocando os pés), a multitarefa Karen Jones, a rockslide de salto alto Letícia Bufoni, e  o hexacampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho.

Todas as dicas de segurança dadas para outros esportes valem especialmente para o skate. O tombo faz parte do aprendizado de toda manobra, então não esqueça capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Perde-se muita água praticando esse esporte tão movimentado, muitas vezes ao ar livre. Ou seja, indispensável o squeeze com água e o protetor solar. Recomendável também levar um kit básico de primeiros socorros. É lógico que você precisa duma boa mochila para tudo isso, e as mochilas Risca, além de resistentes, combinam com você e com o skate. Especialmente o skatista urbano, que pode se beneficiar dos luminosos de segurança das mochilas, quando está escuro.

E aquela manobra incrível que você finalmente conseguiu acertar, ou fez quase que sem querer? Não aconteceu se não foi filmada! Ou seja, não esqueça a câmera. Vídeos de manobras são sempre bem vindos na rede e, se você for especialmente talentoso, são eles quem vão lhe garantir um patrocínio ;-)

0 comentários: