quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mochilada Real - II



O Caminho dos Escravos é um calçamento de pedras feito por escravos do Brasil colonial no começo do século XIX. Era usado por tropeiros que transportavam diamantes, entre outras cargas, e agora é trilha empolgante de mochileiros, transportando e colhendo a cada curva da estrada a admiração e deleite das paisagens históricas do nosso país. A mochila Risca é par perfeito para empreitada ;-).
O Caminho dos Escravos é parte do complexo turístico da Estrada Real. É um dos mais belos passeios e ponto turístico das outras centenas de maravilhosas paradas obrigatórios desse verdadeiro tesouro histórico e natural brasileiro. Perfeito para uma longa caminhada, o Caminho dos Escravos se estende num deleite de passeio a pé de 20Km (6 horas), começando em Diamantina (que por si só é uma jóia) até o distrito de Mendanha. Atravessa o Parque Estadual do Biribiri que tem uma área protegida de 17.000 hectares na Serra do Espinhaço.


 Vista da Serra dos Cristais a partir de Diamantina


Percorrendo esse caminho, passando pela Serra dos Cristais, acompanham o passeio os riachos límpidos, cascatas idílicas e natureza exuberante de Diamantina. O calçamento é descontínuo, bagagem de sua idade memorável. Nele ainda há arrimos, bueiros, ruínas de pontes e dutos, preciosas relíquias do nosso passado. Há também as antigas ruínas da Fazenda Duas Pontes, onde os viajantes param para apreciar a paisagem e descansar.
Em Mendanha, depois desse instrutivo e emocionante passeio, o belo Rio Jequitinhonha recebe os mochileiros. É hora de repor as energias com a deliciosa comida típica da região.
O que está esperando para juntar as provisões, o protetor solar, a câmera e o squeeze na sua mochila Risca e trilhar essa maravilha?
  



0 comentários: